Vídeo mostra navio Concórdia pouco antes de afundar no litoral de Pernambuco
16/09/2024
Embarcação com nove pessoas seguia para Fernando de Noronha com materiais de construção e alimentos, quando afundou na noite do domingo (15). Imagens mostram navio Concórdia pouco antes de afundar no litoral pernambucano
Imagens enviadas para a TV Globo mostram o navio de carga Concórdia pouco antes de afundar, a cerca de 15 quilômetros (8,5 milhas náuticas) da costa pernambucana, na altura da praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana, no Litoral Norte. No vídeo, é possível ver o Navio Rebocador de Alto Mar Cormoran perto do navio, enquanto algumas pessoas da tripulação fazem contato com os marinheiros do Concórdia (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo a Marinha do Brasil, o Concórdia saiu do Porto do Recife com destino a Fernando de Noronha, e o alerta de naufrágio aconteceu na noite de domingo (15). Quatro tripulantes do navio foram resgatados pelo rebocador. Na noite desta segunda (16), a Marinha confirmou a morte de quatro pessoas. Uma segue desaparecida até a última atualização desta reportagem.
Nos vídeos enviados à TV Globo também é possível ver imagens de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza buscas na região de Ponta de Pedras e da Ilha de Itamaracá - locais próximos de onde a embarcação naufragou. Noutro trecho, pessoas retiram pedados de madeira que começaram a chegar à praia, trazidos pela correnteza.
Em entrevista ao g1, o proprietário do navio, Antônio Gonçalves, disse que a embarcação transportava material de construção e alimentos para Fernando de Noronha e que a capacidade do barco era de 180 toneladas.
Concórdia partiu do Recife com 180 toneladas
Whatsapp/Reprodução
“O barco saiu no sábado, estava quase no meio do caminho. A carga soltou e a tripulação resolveu retornar para o Recife. O barco pode transportar até 180 toneladas e estada cheio”, contou Antônio Gonçalves.
A Marinha emitiu um alerta para grupos de navegadores para facilitar a busca dos tripulantes. A embarcação partiu do Recife no sábado (14).
A rota entre o Recife e Fernando de Noronha tem 545 quilômetros. Os navios que abastecem a ilha levam cerca de 48 horas no percurso.
Foto mostra tripulantes do navio Concórdia, que naufragou no Grande Recife
Arquivo pessoal
A Marinha informou também que foi acionada a estrutura do Salvamar Nordeste, que está coordenando a operação de busca e salvamento, com o Navio-Patrulha (NPa) Macau, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, e com a Aeronave H36 da Força Aérea Brasileira.
Até a última atualização dessa reportagem não foi informado para onde os tripulantes resgatados foram levados.
Mapa com localização aproximada do naufrágio do navio de carga Concórdia, que seguia do Recife para Fernando de Noronha
Arte/g1
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
"