Gilson Machado tem propaganda suspensa pela Justiça Eleitoral pela terceira vez
12/09/2024
Decisão é válida por 48 horas e foi tomada após ação da coligação de João Campos (PSB) sobre peças de campanha do PL sobre creches. Gilson Machado, candidato do PL à prefeito do Recife, em entrevista à TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
O candidato à prefeitura do Recife pelo Partido Liberal, Gilson Machado, teve a propaganda eleitoral gratuita suspensa no rádio e na TV por um período de 48 horas. No rádio, a suspensão também é válida para as inserções durante a programação. Esta é a terceira vez a Justiça Eleitoral determina a suspensão do guia do candidato do PL, que já teve sete dias de punição por causa de conteúdos sobre o mesmo tema: as creches conveniadas à prefeitura do Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
De acordo com a Frente Popular do Recife, de João Campos, prefeito candidato à reeleição, o conteúdo propagado pelo guia do adversário é "irregular, com conteúdo difamatório, calunioso e inverídico, com o único afã de criar estados mentais, emocionais e passionais no eleitorado".
A juíza da 4ª Zona Eleitoral, Nicole de Faria Neves, acatou a argumentação e esclareceu em seu despacho que é "vedada, nos termos do código eleitoral, a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral, inclusive os processos de votação, apuração e totalização de votos".
Nicole de Farias Neves destacou também que o tema já foi alvo de oito decisões, com mandado de segurança para uma outra decisão, no dia 4 de setembro de 2024, que determinaram "a suspensão imediata da veiculação da propaganda com conteúdo que faz referência a uma suposta 'máfia das creches'".
Apesar das decisões judiciais, o guia eleitoral do Partido Liberal permaneceu veiculando propagandas com o mesmo tema.
LEIA MAIS
Justiça Eleitoral suspende peças de campanha de Daniel e Gilson sobre moradia e creches
Gilson fica sem inserções e tempo no guia e João Campos ganha direito de resposta sobre creches
Para a Frente Popular do Recife a campanha de Gilson Machado tenta "criminalizar especulações" sobre as creches conveniadas, apresentando "mudanças sutis e junção de recortes, com o intuito de descontextualizar os fatos, para tentar incutir no eleitor uma falsa ideia de criminalidade atrelada aos representantes".
A coligação de João Campos também argumentou que o conteúdo veiculado pelo adversário tenta fazer a "população eleitoral" acreditar que existe um "escândalo", intitulado como "máfia das creches".
No lugar da propaganda eleitoral de Gilson Machado, a determinação da Justiça Eleitoral é de que sejam veiculadas propagandas institucionais com a seguinte mensagem: "A propaganda eleitoral do candidato Gilson Machado está suspensa pelo prazo de 48 horas em consequência dos reiterados descumprimentos às determinações judiciais".
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias