Candidato a prefeito de Tracunhaém ameaça dono de loja e mulher com arma de fogo durante discussão no Recife; VÍDEO
16/09/2024
Dono de estabelecimento de blindagem de carros prestou queixa na polícia contra Belarmino Vasquez (PSB). Caso é investigado como ameaça e injúria. Candidato a prefeito de Tracunhaém ameaça dono de loja com arma em discussão no Recife
Um dos candidatos à prefeitura de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Belarmino Vasquez (PSB) foi filmado ameaçando com uma arma de fogo o dono de uma loja e uma mulher durante uma discussão no Recife (veja vídeo acima). O caso é investigado pela Polícia Civil como injúria e ameaça.
Conforme o boletim de ocorrência (BO), ao qual a TV Globo teve acesso, o proprietário do estabelecimento, um idoso de 71 anos, contou à polícia que o político tinha ido ao local para reclamar da demora da entrega da garantia de um serviço (saiba mais abaixo). O g1 tenta contato com a defesa de Belarmino Vásquez.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A discussão aconteceu na sexta-feira (13), na garagem de uma loja de blindagem de carros localizada na Rua Joaquim Bandeira, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana. Segundo o BO, as vítimas são o proprietário do estabelecimento, identificado como Anselmo Soares da Silva, e Eriane Avelino da Silva, de idade não informada.
Nas imagens, registradas às 14h08, é possível ver o candidato à prefeitura de Tracunhaém, chegando ao local em um carro preto, acompanhado de outros dois homens, e saindo da garagem até uma área interna da loja. Alguns minutos depois, ele volta ao estacionamento. A vítima também entra na garagem com a mulher.
Candidato a prefeito de Tracunhaém, Belarmino Vasquez ameaça dono de loja com arma durante discussão na Zona Sul do Recife
Reprodução/WhatsApp
Em seguida, os dois iniciam uma discussão. O candidato vai até o carro, pega uma arma e corre atrás do idoso, apontando o revólver para a vítima. Durante o desentendimento, Belarmino ainda dá dois tapas em um carro branco estacionado entre eles e aponta o dedo para a vítima. Depois, o político volta ao veículo e deixa a loja.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia de Boa Viagem, mas será investigado pela Delegacia do Ipsep. Segundo a corporação, o inquérito segue até a elucidação do ocorrido.
Depoimento para a polícia
Segundo o relato registrado no boletim de ocorrência, o idoso disse, em depoimento à polícia, que:
Recebeu uma ligação de Belarmino, na quinta-feira (12), questionando a demora para dar a garantia de um vidro blindado no carro da filha do político;
Na ligação, o candidato a prefeito afirmou que iria resolver o assunto "de qualquer maneira";
O político compareceu à loja no dia seguinte, acompanhado de três seguranças, e abordou os funcionários do estabelecimento "de forma agressiva";
Belarmino chegou ao local proferindo ameaças e palavras de baixo calão;
Após apontar a arma, o candidato a prefeito deu um tapa nas costas dele e faz um ato obsceno, passando a mão por cima do pênis, enquanto xingava a esposa da vítima.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
O que diz o PSB
Procurado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) informou que:
Tomou conhecimento da denúncia contra Belarmino Vasquez;
Defende "a rigorosa apuração do fato, inclusive com amplo direito de defesa do denunciado";
Repudia qualquer episódio de violência, "ainda que [o partido] não tenha relação com a vida político-partidária de seus filiados".
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias