Programa: || Locutor :
Horario: as Hs
 
 

Instagram Twitter Facebook You Tube



PERNAMBUCO

Ex-detenta passa Dia das Mães com filhos e festeja: "Eles me dão forças para ser melhor"

Reencontro, amor e colo de mãe. Neste domingo (13), Dia das Mães, essas palavras têm um significado especial para Eliane Silva, de 30 anos. É a primeira vez que ela celebra a data ao lado dos dois filhos, após sair da prisão. Em julho de 2017, Eliane foi beneficiada com o Indulto Especial de Dia das Mães e encontrou neles o apoio para reestruturar a vida. "Eles me dão forças para ser melhor".

Similar a um perdão de pena, o benefício é concedido a quem tem filhos menores de 12 anos, além de mulheres com mais de 60 anos e menos de 21. Para ser contemplada, a detenta não pode ter cometido crime violento e deve se encaixar em uma série de critérios estabelecidos pelo governo federal.

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Eliane tem uma vida marcada por gravidez precoce, uso de drogas e uma prisão que durou dois anos e seis meses, dividida em duas etapas. Também passou por nova gestação, que despertou, de fato, o sentimento da maternidade.

Eliane tinha 14 anos quando deu à luz pela primeira vez. Na época do nasciamento de Rian Silva, hoje com 17 anos, ela não convivia com o pai dele e não sabia bem o que 'ser mãe' significava. Sem emprego fixo, passou a usar drogas e foi presa por tráfico em fevereiro de 2011, quando o menino tinha 9 anos.


Na primeira etapa de cadeia, passou um ano e oito meses, mas foi solta por falta de comparecimento das testemunhas as audiências. Durante o tempo que ficou livre, aos 26 anos, engravidou novamente.


Foi após o nascimento do caçula, Renan Silva, hoje com 4 anos, que surgiu o instinto de mãe. Eliane, a partir daquele momento, sentiu a necessidade de reconstruir a vida. Para isso, decidiu deixar as drogas, conseguiu um emprego com carteira assinada e tentou reconquistar o amor do filho mais velho.

"Eu não fui presente para o meu primeiro filho no momento em que ele mais precisou de mim. Quando eu percebi, ele já estava um homem. E isso me deixa triste, eu me sinto culpada, Por isso, tentei e continuo tentanto fazer pelo pequeno tudo o que não fiz pelo irmão mais velho", lamenta Eliane.

No entanto, quando Eliane estava conseguindo retomar a vida, surgiu outra barreira. Com a coclusão do julgamento, a liberdade definitiva demoraria a chegar.


Quando o caçula, Renan, estava com dois anos, Eliane voltou para a cadeia. Testemunhas prestaram depoimentos à Justiça e, em novembro de 2016, ela foi condenada a seis anos e meio de prisão, sendo levada para a Colônia Penal Feminina do Recife, na Zona Oeste da cidade.

 

“Depois da primeira vez que fui presa, eu já disse que não queria mais, me afastei das drogas. Mas foi da segunda vez que eu tive certeza. Eu estava perdendo meus filhos. Fiquei doente", conta Eliane.

 

Durante o período que passou na cadeia, Eliane conta que o que mais sentiu falta foi de participar de momentos marcantes para o desenvolvimento dos filhos, como o primeiro dia de aula e o dia em que tiraram o CPF. Mas garante que, a partir de agora, não vai deixar que nada escape aos olhos e ao coração.



A notícia de que receberia o indulto chegou em julho de 2017 e renovou todas as esperanças de Eliane. "Eles viram que durante os quatro anos que eu passei fora, eu estava mudando. Não mexia mais com nada errado, estava trabalhando e vivendo certinho. Aí, me ofereceram o indulto, foi como ar fresco de novo. Tudo era novidade para mim. O trabalhar de Deus é incrível", afirma. 

 Mas o tempo que ela passou na prisão também deixou marcas. Renan, o caçula, se apegou tanto à avó, que desenvolve febre emocional quando passa mais de uma semana longe dela.

 

Por isso, ele mora em Camaragibe, também no Grande Recife, na casa da mãe de Eliane. Rian, o mais velho, se casou há cerca de um mês e foi morar em São Lourenço da Mata, na mesma região.

 

Postado em: 14/05/2018 às 07:49:51
 • Outras Noticias
14/05/2018 - POLICIA...
14/05/2018 - PERNAMBUCO...
14/05/2018 - OLINDA...

  //Destaques//
Ex - Magnificos:
Ex-vocalista da Banda Magníficos é preso acusado de integrar grupo que desviou R...
Cavaleiros do Forró:
Cavaleiros do Forró divulga primeiro clipe do projeto "Elas cantam Eliza"...
Calcinha Preta:
Calcinha Preta divulga teaser do seu primeiro DVD Acústico...
  + Destaques

TOP - As Mais Pedidas
1
Trocou
Banda Torpedo
2
Flores, versos e poemas
Calcinha Preta
3
Contatinho
Nego do Borel e Luan Santana
4
Tô Sensacional
Marcia Felipe
5
Saia logo dai
Kevin Tinti
 

Enquete - Vote Agora!

Avalie o Governo Bruno japhet ? +